segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Como mudar um pneu numa eléctrica

Como já aqui tinha falado, quando foi preciso trocar o pneu da minha mota decidi ser eu mesmo a fazê-lo. Por um lado não tenho oficinas especializadas na minha área e por outro, ainda há poucos mecânicos familiarizados com este tipo de motos. O pneu de trás exige cuidado extra porque o motor está no interior da jante e não se pode separar desta. Como não sou nenhum maçarico no mundo das motos e a minha profissão envolve desmanchar muita coisa, achei que devia tentar este desafio.
Devo confessar que fiz umas pesquisas no youtube, para ter umas dicas e antes de tudo tive de construir uma maquineta, que fiz com restos de ferro, para poder trabalhar com a roda levantada do chão. A máquina existe à venda mas como é tão simples, decidi construir uma.

A primeira imagem é da mota antes de começar. Já retirei as peças em plástico que tapam os suportes da roda.




Uma vista do lado contrário onde se pode ver a pinça do travão. A primeira coisa a fazer é soltar a pinça do disco.





Aqui já está a pinça retirada. Basta desapertar os dois parafusos que a seguram e retirá-la do disco.




O próximo paço é desapertar as porcas da roda de ambos os lados e retirá-la. Como o cabo do motor fica agarrado, convém ter todas as ferramentas perto da mota. A folga no cabo não é muita e convém retirar as abraçadeiras plásticas que o prendem para trabalhar mais à vontade.



Aqui já tenho a roda em cima do suporte que construí. A alavanca serve para descolar o pneu da jante. Não se esqueçam de esvaziar o pneu primeiro. Descola-se bem o pneu dos dois lados e pode-se começar a tirá-lo.




Convém lubrificar o pneu com limpa vidros em spray ou água com sabão. Também é bom ter uma forma de proteger a jante para as ferramentas não a riscarem. Usei o bocado de mangueira do ar que cortei ao meio para poder enfiar no rebordo da jante.




A primeira parte do pneu já está. Basta enfiar as alavancas no rebordo do pneu e ir fazendo força para fazer o pneu sair. Convém usar 3 alavancas. Enquanto uma segura o rebordo, mete-se outra mais à frente e vai-se trabalhando em volta da jante.





Já com o pneu retirado. Para retirar o resto do pneu, usem uma alavanca e depois de sair uma parte do rebordo do pneu basta usar as mãos para o fazer sair da jante. É bom lubrificar bem o pneu e a jante para facilitar o processo.


Aqui já tem o pneu novo. verifiquem bem as setas que o pneu tem marcadas com o sentido de rotação do pneu. Convém não se enganarem! Já vi alguns pneus montados ao contrário. Colocar o pneu é um pouco mais fácil. Basta lubrificar bem e encaixar a primeira parte na jante, usando as mãos. Depois de entrar de um lado, usem as alavancas e vão obrigando o resto do pneu a entrar aos poucos.


Agora é só voltar a seguir todos os passos mas ao contrário e montar a roda no sítio. Encham o pneu com compressor até ouvirem um estalo, é sinal que está no sitio. Ajustem a pressão para o recomendado. Cuidado ao montar a roda, o pneu tem de ficar bem alinhado senão vai começar a gastar-se mais de um lado e pode causar vibrações indesejadas ao circular com a mota.


Este é o estado terrível em que estava o pneu velho. O desgaste foi muito irregular e rápido. Estava já a perder ar e não era nada seguro. Mesmo assim para um pneu chinês, durou bastante.



Espero que tenham gostado da minha pequena explicação. Se não se sentirem à vontade com ferramentas não o façam e entreguem a roda a um profissional. Se acham que não é muito difícil, pesquisem no youtube, há vários videos que mostram como o fazer.

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