domingo, 13 de fevereiro de 2011

Expomoto 2011

Ainda não foi este ano que as motas eléctricas tiveram grande destaque na Expomoto. Há muito que o salão de Lisboa morreu, por a FIL praticar preços absurdos para o nosso pequeno País. Resta a exposição da Batalha para que os fãs das motos possam ver as novidades das marcas. Como todos os anos é uma data que marco na minha agenda, e nos últimos anos não tenho faltado a nenhuma.
Este ano contava em visitar a feira conduzindo a minha mota eléctrica, infelizmente a organização não disponibilizou sequer uma tomada para que pudesse carregar as baterias da mota, o que impossibilitou a minha ida de moto. Contactei a organização atempadamente mas não houve qualquer resposta. A empresa onde comprei a mota estava lá com um stand e também tentou sensibilizar a organização mas de nada serviu. Talvez para 2012, quem sabe? Os pontos de carga do governo estão a crescer pelo País mas ainda ninguém os pode usar porque é preciso um cartão que ainda ninguém sabe quando estará disponível. Assim as viagens de veículo eléctrico ainda estão um pouco limitadas.
A exposição não apresentava grandes novidades, sendo dominado por marcas chinesas a tentar aproveitar a "lei das 125" para vender motas baratas aos novos motociclistas que largam a "lata" em casa, e se rendem a um meio de transporte mais económico e rápido.
Como nenhuma das grandes marcas tem um modelo eléctrico para mostrar, a presença eléctrica limita-se a pequenas empresas que vão importando modelos "made in china", com pouco significado para as vendas do mercado Nacional. Estive durante algum tempo perto do stand da SW Energy, e vi aparecerem alguns curiosos para ver as motos, embora a maior parte das pessoas passe ao lado sem se interessar.
O mesmo aconteceu com a palestra O Veículo Eléctrico: Um Futuro Sustentável , organizada pela SW Energy no primeiro dia da Exposição, e que pouco chamou a atenção dos motociclistas presentes, a sala estava meio vazia e a maior parte da assistência eram pessoas que já possuem motas eléctricas.
Destaco a presença do Prof. Doutor Joaquim Delgado, autor de um dos primeiros projectos de conversão de um automóvel para eléctrico em Portugal, que elucidou os presentes sobre a sustentabilidade do uso de veículos eléctricos a nível mundial.
Deixo aqui uns videos gravados por um colega do Forum Nova Energia, o Seal, a quem agradeço o trabalho na gravação e edição dos vídeos. Vejam com atenção, tem lá grandes verdades.





Sem comentários:

Enviar um comentário