sábado, 2 de abril de 2011

Balanço aos 10.000 kms.


A mota está a fazer 9 meses e já conta com 10000 kms, neste momento já tem mais de 10400. Quando a comprei, a principal razão foi porque ia fazer muitos kms diariamente, e tinha muitas despesas com combustíveis. Está a provar ter sido uma escolha acertada, embora continue a gastar dinheiro em electricidade e com o crédito que fiz para a comprar, compensa bastante. Aliás se comprarem um veículo eléctrico por razões de economia, se não fizerem muitos kms diariamente, o investimento inicial é muito alto e demorará bastante tempo até estar amortizado.
Fazendo contas por alto, sem muita precisão, porque nunca liguei muito aos consumos que faço, em média gasto 7 kWh por cada 100 kms. É um consumo um pouco alto, mas deve-se ao facto de eu circular sempre bastante depressa. Multiplicando pelos 10000 kms já percorridos, temos 700 kWh gastos. O kWh custa à volta de 0.16 € no tarifário normal da EDP, tendo em conta que carrego metade do tempo no emprego, vou multiplicar por 350 kWh, o que dá 56 €! 
Sim é verdade, gastei menos de 60 € para fazer 10000 kms! Se contar com o custo de um pneu que tive de substituir por volta do 5300 kms, posso arredondar as contas para 100 €
Se tivesse feito o mesmo usando a Hornet 600, teria gasto 700 litros de gasolina, equivalente a 1000 € de gasolina s/ chumbo 95 no Pingo Doce. Posso também afirmar que deixei de emitir directamente para a atmosfera, cerca de 1.3 Toneladas de CO2.
Se por outro lado usasse a Mitsubishi Strakar que tenho, teria gasto 1000 litros de gasóleo, equivalente a 1320 € ao preço mais barato actual. Sendo um carro muito poluidor, evitei neste caso cerca de 3.3 toneladas de CO2, de saírem pelo escape.
Quer usem o argumento da economia ou da ecologia, as vantagens do eléctrico são óbvias, do que é que estão à espera para mudarem?

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